Ligas Acadêmicas de Dor

Definição de dor nociplástica e seus critérios de classificação - pelas Ligas de DTM e DOF da UNAERP, Acadêmica de DOF da USP e LADD da UNESP

O termo "Dor Nociplástica" foi introduzido em 2017 pela Associação Internacional para Estudo da Dor e é considerada como uma dor crônica que surge da alteração da nocicepção sem uma causa aparente, ou seja, que ocorre em tecidos aparentemente normais e sem sinal de neuropatia. 

A dor nociplástica deve ser diferenciada da dor nociceptiva e da dor neuropática, porém muitos indivíduos podem estar acometidos por condições ou doenças em que mais de um mecanismo de dor está presente. 

Além disso, condições crônicas como a fibromialgia, que antes eram consideradas como dor idiopática, devem ser reclassificadas uma vez que a dor nociplástica está frequentemente presente nessas condições. Critérios da dor nociplástica:

▫Dor crônica de duração maior que 3 meses;
▫Distribuição regional da dor;
▫Dor que não pode ser explicada por mecanismos nociceptivos ou neuropáticos;
▫Sinais clínicos de hipersensibilidade dolorosa na região da dor.

Referência:

KOSEKA E. et al. Chronic nociplastic pain affecting the musculoskeletal system: clinical criteria and grading system. Pain Journal. 2021. 162, 11:2629-2634.

Autoria: Ligas de DTM e DOF da UNAERP, Acadêmica de DOF da USP e LADD da UNESP.
« Voltar