Sócio Pergunta, Sócio Responde

Acupuntura

Acupuntura em DTM e DOF: por que utilizar?

O Sócio Pergunta
Katia Akemi Uezu, São Paulo - SP
C.profissional_2_katia_akemi_uezo.jpg
obYSHVkh_400x400.jpg

O Sócio Responde

Daniel Bonotto - Curitiba (PR)

Na especialidade de DTM e Dor Orofacial nos deparamos diariamente com a necessidade de promover analgesia de forma rápida e eficiente. Por vezes, nossos pacientes chegam ao consultório com dor ou ainda desenvolvem dor após nossos testes clínicos para estabelecimento do diagnóstico. Eu sempre tive como premissa que o paciente deve sair do atendimento melhor do que entrou; nesse sentido a Acupuntura se mostra uma opção terapêutica útil no nosso dia a dia.

A Acupuntura é uma técnica chinesa milenar que consiste no estímulo de pontos específicos com agulhas para produzir os efeitos terapêuticos desejados. Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é tida como uma técnica para controle dos sintomas de inúmeras doenças e seu mecanismo de ação é descrito em termos do restabelecimento do equilíbrio da energia dos chamados meridianos.

A Medicina ocidental ainda busca explicar os notáveis efeitos da Acupuntura. Sem dúvida, sua ação analgésica é uma das mais estudadas. Sugere-se que a punção de áreas ricamente inervadas na pele e tecido subcutâneo (acupontos) ativa o sistema antinociceptivo (supressor da Dor) descendente aumentando os níveis de endorfinas e serotonina produzindo, assim, o efeito analgésico. Discute-se ainda se o Efeito Placebo não estaria por trás dos resultados clínicos, já que alguns estudos não conseguiram demonstrar a superioridade da Acupuntura quando comparada a ele. Além disso, temos que admitir que uma agulha de 30 ou 40 mm penetrando a pele deve induzir resposta placebo em muitos pacientes.

Embora com mecanismo de ação ainda controverso como vimos, o fato é que os estudos são consoantes ao descrever a efetividade de resposta clínica. Ou seja, após poucos minutos sob ação de Acupuntura se observa redução dos níveis de dor na absoluta maioria dos pacientes. Utilizando-se da técnica de Acupuntura, o especialista em DTM e DOF consegue aliviar a dor de forma rápida, muitas vezes melhorar a função mandibular e ainda promover sensação de bem-estar e tudo isso com uma terapia de baixo custo e sem efeitos colaterais (se bem aplicada).

Assim, acredito que a Acupuntura compõe de forma interessante o arsenal terapêutico do especialista como uma terapia adjuvante no controle dos pacientes com DTM e DOF.
« Voltar