Para Pacientes

A Dor Orofacial para além da DTM - pelo Dr. Ricardo Aranha

A DTM/DOF, especialidade reconhecida no Brasil em 2002 pelo Conselho Federal de Odontologia, lida com todo tipo de dor que atinge, direta ou indiretamente, a região da face e a cavidade oral. 

Apesar de mais associada ao diagnóstico e tratamento das DTM, engloba ainda entidades como a neuropatia trigeminal pós-traumática da face, a neuralgia trigeminal, a dor do câncer de cabeça e pescoço, as dores das diversas lesões na face ou que se irradiam ou se referem a ela, as cefaleias, as dores odontogênicas, odontalgias não-odontogênicas, dentre outras.

Esteja o dentista apto ou não apto ao tratamento da totalidade das situações citadas acima, uma coisa é certa: ele deve ter a capacidade do diagnóstico ou ao menos da construção de uma hipótese de diagnóstico e de planejamento do caso ou, alternativamente, do oportuno encaminhamento ao especialista. 

É necessário o reconhecimento dos objetivos e do universo que estrutura a especialidade da Dor Orofacial, a fim de que a odontologia, como um todo, possa usufruir de seus recursos, construindo pontes e canais de comunicação, sempre sustentados pela ética e pela adequada evidência científica.

Autoria: Dr. Ricardo Aranha com coautoria dos demais membros da Câmara Técnica de DTM/DOF do CRO/MF, 2020/21, em cromg.org.br/comissoes
« Voltar